|
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO
CONSTANTINA
|
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O TEXTO E O
HIPERTEXTO NA SALA DE AULA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
CATICIANE BELUSSO SERAFINI
Constantina, maio de 2013.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O TEXTO E O
HIPERTEXTO NA SALA DE AULA
PROPOSTA DE ATIVIDADE[1]
1.
DISCIPLINAS
·
Língua Portuguesa.
·
Ciências.
·
Artes.
2.
SÉRIE
DE APLICAÇÃO
·
1º Ano do Ensino Fundamental
3.
CONTEÚDO
TRABALHADO
·
Linguagem verbal e não verbal.
·
Tipologias textuais.
·
Produção textual.
·
Comunicação e expressão oral.
·
Leitura e interpretação oral.
·
Hábitos de higiene.
·
Jogos on-line.
·
Pesquisas.
·
Linguagem visual.
4.
OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral:
- Conhecer e identificar as
histórias em quadrinhos como um gênero textual, desenvolvendo o hábito da
leitura.
4.2 Objetivos
Específicos:
- Relacionar linguagem verbal e não
verbal.
- Interagir oralmente, formulando
hipóteses e ouvindo com atenção.
- Antecipar significados de um
texto a partir das imagens.
- Identificar princípio, meio e fim
em diferentes tipos de textos.
- Diferenciar as características
básicas de diferentes textos, percebendo seus usos e funções.
- Ler e interpretar histórias em
quadrinhos por meio de material impresso e digital.
- Auxiliar na organização de uma
gibiteca para a biblioteca da escola.
- Desenvolver hábitos de higiene e
atitudes que contribuam para a saúde individual e coletiva.
·
Desenvolver a linguagem visual, estimular a
criatividade e imaginação através do desenho.
- Utilizar as diferentes os
diferentes recursos tecnológicos e mídias para construir conhecimento.
5.
METODOLOGIA
1º momento
|
·
Investigar
os conhecimentos prévios dos alunos sobre as histórias em quadrinhos.
·
Destacar
as informações importantes tais como: capa, título, autor, editora, número,
etc.
·
Dialogar sobre os
quadrinhos da Turma da Mônica, destacando os personagens e suas
características.
·
Leitura para deleite: uma
história do gibi da turma da Mônica com auxílio do retroprojetor.
·
Interpretação
oral da história.
|
2º momento
|
·
Tipologia
textual: uma pequena tira da história em quadrinhos envolvendo o personagem
da turma da Mônica, o Cascão, com o tema hábitos de higiene.
·
Leitura
silenciosa, leitura oral pela professora e leitura oral coletiva.
·
Interpretação
oral a partir da descrição das imagens, observando a sequência das ações, as
falas, as expressões dos rostos e a mensagem apresentada na história.
·
Identificar e escrever os
nomes de personagens.
|
3º momento
|
·
Dialogar
sobre os hábitos de higiene que devemos ter no dia-a-dia e os prejuízos que a
falta de higiene pode causar à saúde das pessoas.
·
Fazer
os registros desta atividade através de desenhos, colando-os num cartaz para
ser exposto no mural de trabalhos da escola.
|
4º momento
|
·
No
laboratório de informática, apresentar alguns sites que tratam do tema
“Hábitos de higiene”, trabalhado em sala de aula, a partir da história em
quadrinhos do Cascão.
·
Assistir
vídeos sobre os hábitos de higiene.
·
Acessar
o site da Turma da Mônica e apresentar outras histórias em quadrinhos da
Turma da Mônica, realizando a leitura.
·
Os
alunos farão a seleção das histórias que mais gostaram para imprimir e
organizar uma gibiteca na sala de aula.
|
6.
MATERIAL
NECESSÁRIO
·
Livro didático.
·
Computadores com acesso à Internet.
·
Impressora.
·
Retroprojetor.
·
Máquina fotográfica e câmera para
registrar as atividades.
·
Gibis da Turma da Mônica.
·
Cartolina.
·
Folhas de ofício.
7.
REFERÊNCIAS
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo; BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta: letramento e
alfabetização linguística: 1º ano. São Paulo: FTD, 2008, p. 120.
PORTAL da Turma da Mônica. Disponível em: <http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/revistas_ingesp.htm>. Acesso em 30 mai. 2013.
PORTAL do
Professor. Hábitos de Higiene. Disponível em: <http://habitoshigieneportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/>. Acesso em 30 mai. 2013.
[1] Esta proposta de atividade faz parte
de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula a partir da música de
folclore “O sapo não lava o pé”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário