terça-feira, 12 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO CONSTANTINA










PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O TEXTO E O HIPERTEXTO NA SALA DE AULA
PROPOSTA DE ATIVIDADE







CATICIANE BELUSSO SERAFINI










Constantina, maio de 2013.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O TEXTO E O HIPERTEXTO NA SALA DE AULA
PROPOSTA DE ATIVIDADE[1]


1.    DISCIPLINAS
·         Língua Portuguesa.
·         Ciências.
·         Artes.

2.    SÉRIE DE APLICAÇÃO
·         1º Ano do Ensino Fundamental

3.    CONTEÚDO TRABALHADO
·         Linguagem verbal e não verbal.
·         Tipologias textuais.
·         Produção textual.
·         Comunicação e expressão oral.
·         Leitura e interpretação oral.
·         Hábitos de higiene.
·         Jogos on-line.
·         Pesquisas.
·         Linguagem visual.

4.    OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral:
  • Conhecer e identificar as histórias em quadrinhos como um gênero textual, desenvolvendo o hábito da leitura.

4.2 Objetivos Específicos:
  • Relacionar linguagem verbal e não verbal.
  • Interagir oralmente, formulando hipóteses e ouvindo com atenção.
  • Antecipar significados de um texto a partir das imagens.
  • Identificar princípio, meio e fim em diferentes tipos de textos.
  • Diferenciar as características básicas de diferentes textos, percebendo seus usos e funções.
  • Ler e interpretar histórias em quadrinhos por meio de material impresso e digital.
  • Auxiliar na organização de uma gibiteca para a biblioteca da escola.
  • Desenvolver hábitos de higiene e atitudes que contribuam para a saúde individual e coletiva.
·         Desenvolver a linguagem visual, estimular a criatividade e imaginação através do desenho.
  • Utilizar as diferentes os diferentes recursos tecnológicos e mídias para construir conhecimento.

5.    METODOLOGIA

1º momento
·         Investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as histórias em quadrinhos.
·         Destacar as informações importantes tais como: capa, título, autor, editora, número, etc.
·         Dialogar sobre os quadrinhos da Turma da Mônica, destacando os personagens e suas características.
·         Leitura para deleite: uma história do gibi da turma da Mônica com auxílio do retroprojetor.
·         Interpretação oral da história.
2º momento
·         Tipologia textual: uma pequena tira da história em quadrinhos envolvendo o personagem da turma da Mônica, o Cascão, com o tema hábitos de higiene.
·         Leitura silenciosa, leitura oral pela professora e leitura oral coletiva.
·         Interpretação oral a partir da descrição das imagens, observando a sequência das ações, as falas, as expressões dos rostos e a mensagem apresentada na história.
·         Identificar e escrever os nomes de personagens.
3º momento
·         Dialogar sobre os hábitos de higiene que devemos ter no dia-a-dia e os prejuízos que a falta de higiene pode causar à saúde das pessoas.
·         Fazer os registros desta atividade através de desenhos, colando-os num cartaz para ser exposto no mural de trabalhos da escola.
4º momento
·         No laboratório de informática, apresentar alguns sites que tratam do tema “Hábitos de higiene”, trabalhado em sala de aula, a partir da história em quadrinhos do Cascão.
·         Assistir vídeos sobre os hábitos de higiene.
·         Acessar o site da Turma da Mônica e apresentar outras histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, realizando a leitura.
·         Os alunos farão a seleção das histórias que mais gostaram para imprimir e organizar uma gibiteca na sala de aula.

6.    MATERIAL NECESSÁRIO
·         Livro didático.
·         Computadores com acesso à Internet.
·         Impressora.
·         Retroprojetor.
·         Máquina fotográfica e câmera para registrar as atividades.
·         Gibis da Turma da Mônica.
·         Cartolina.
·         Folhas de ofício.



7.    REFERÊNCIAS

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo; BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta: letramento e alfabetização linguística: 1º ano. São Paulo: FTD, 2008, p. 120.

PORTAL da Turma da Mônica. Disponível em: <http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/revistas_ingesp.htm>. Acesso em 30 mai. 2013.

PORTAL do Professor. Hábitos de Higiene. Disponível em: <http://habitoshigieneportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/>. Acesso em 30 mai. 2013.



[1] Esta proposta de atividade faz parte de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula a partir da música de folclore “O sapo não lava o pé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário