O processo de alfabetização
Celso Luiz Belusso
Na construção das
práticas pedagógicas de alfabetização o professor deve estar consciente do seu
papel como alfabetizador. Neste sentido, o professor deve iniciar seu trabalho
na alfabetização realizando uma sondagem com o objetivo de verificar a bagagem
de conhecimentos que cada criança traz consigo ao ingressar na escola, para
poder realizar um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e
construção da linguagem falada e escrita, deixando de lado uma metodologia
imposta por cartilha ou por qualquer tipo de livro didático, por exemplo, e
partindo então da leitura de mundo de seus alunos.
Sabe-se que
existem diferentes métodos de alfabetização que podem ser utilizados, porém nem
todos estes métodos condizem com a realidade da clientela escolar. Por isso, é
necessário conhecer a realidade de cada aluno para realizar um planejamento com
metodologia adequada para cada nível de criança.
Atualmente, a
realidade social colocou na alfabetização novas demandas e necessidades que
ensinam a criança ler, escrever, se expressar de maneira correta, propondo aos
professores que deixassem de lado os métodos tradicionais de ensino, pois estes
acabam dificultando o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por
parte da criança ou do adulto.
Certamente que com
os métodos tradicionais de ensino que usam o método da silabação, por exemplo, é
possível aprender a ler e escrever, entretanto, hoje, percebe-se que tal
metodologia leva à mera codificação e decodificação, reduzindo
a alfabetização a um domínio mecânico.
Compreende-se que
a alfabetização não pode ser um processo baseado na percepção e memorização, mas sim, para
aprender a ler e escrever, o aluno necessita construir um conhecimento que compreenda não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. A
alfabetização deve ser um processo de construção do conhecimento pela interação
existente entre o aluno e o objeto de conhecimento.
A escola, enquanto
instituição social, é responsável pela formação sistematizada do indivíduo,
proporcionando o crescimento das competências indispensáveis à construção do
conhecimento dos seus educandos. Na perspectiva de uma educação de qualidade a
qual desejamos e precisamos, o educador é um dos sujeitos desse processo tão necessário quanto
o aluno, de mudanças de ações, criatividade de pensamentos entre outros
aspectos importantes para a alfabetização. Sabe-se que o ensino sempre teve
como objetivo transmitir conhecimentos com técnicas de aprendizagem de
alfabetização, não dando oportunidade para que o próprio aluno possa construir
este conhecimento. É neste sentido que a escola para atender essa demanda deve
rever suas práticas pedagógicas possibilitando ao aluno aprender a partir da
diversidade de materiais didáticos disponíveis que circulam atualmente no
processo de ensino/aprendizagem da alfabetização.
O professor como mediador
precisa ampliar constantemente seus conhecimentos, criando situações prazerosas
e diversificadas que despertem o interesse do aluno, seu aprendizado, sem que
este seja imposto ou forçado, mas sim, que seja espontâneo. No processo de
alfabetização não basta o professor só criar um ambiente agradável, mas ter
competências metodológicas para exercer esse processo. É preciso provocar nos
alunos a curiosidade e o desejo de aprender através de práticas pedagógicas inovadoras
que facilitem o acesso ao mundo da escrita tornando-o um ser capaz de exercer
adequadamente suas funções no meio em que vive e na sociedade.
A prática
pedagógica não está pronta e definida. Ela está sempre em reformulação e
avaliação, afinal, se adquire praticando, exercitando os trabalhos diariamente
em sala de aula com nossos alunos. O educador não pode simplesmente conhecer
determinado assunto, precisa ir além, ter práticas pedagógicas em construção
constante, ter claro em sua compreensão que ensinar não é transmitir o
conhecimento, mas permitir ao aluno que ele próprio o produza. Analisando desse
modo o processo de alfabetização, certamente, nós professores conseguiremos nos
aproximar da realidade dos nossos alunos.
Excelente texto. Aborda o tema alfabetização de maneira objetiva e concisa.
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