quarta-feira, 24 de abril de 2013

Textos sobre Alfabetização

Meu pai, Celso, é aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância da UFPEL, no Polo da UAB de Constantina. No semestre passado, ele elaborou um texto para cumprir uma das tarefas solicitadas no curso e que fala justamente da temática da Alfabetização. Espero que vocês gostem e possam aproveitá-lo.

O processo de alfabetização

Celso Luiz Belusso

Na construção das práticas pedagógicas de alfabetização o professor deve estar consciente do seu papel como alfabetizador. Neste sentido, o professor deve iniciar seu trabalho na alfabetização realizando uma sondagem com o objetivo de verificar a bagagem de conhecimentos que cada criança traz consigo ao ingressar na escola, para poder realizar um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem falada e escrita, deixando de lado uma metodologia imposta por cartilha ou por qualquer tipo de livro didático, por exemplo, e partindo então da leitura de mundo de seus alunos.
Sabe-se que existem diferentes métodos de alfabetização que podem ser utilizados, porém nem todos estes métodos condizem com a realidade da clientela escolar. Por isso, é necessário conhecer a realidade de cada aluno para realizar um planejamento com metodologia adequada para cada nível de criança.
Atualmente, a realidade social colocou na alfabetização novas demandas e necessidades que ensinam a criança ler, escrever, se expressar de maneira correta, propondo aos professores que deixassem de lado os métodos tradicionais de ensino, pois estes acabam dificultando o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte da criança ou do adulto.
Certamente que com os métodos tradicionais de ensino que usam o método da silabação, por exemplo, é possível aprender a ler e escrever, entretanto, hoje, percebe-se que tal metodologia leva à mera codificação e decodificação, reduzindo a alfabetização a um domínio mecânico.
Compreende-se que a alfabetização não pode ser um processo baseado  na percepção e memorização, mas sim, para aprender a ler e escrever, o aluno necessita construir um conhecimento  que compreenda não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. A alfabetização deve ser um processo de construção do conhecimento pela interação existente entre o aluno e o objeto de conhecimento.
A escola, enquanto instituição social, é responsável pela formação sistematizada do indivíduo, proporcionando o crescimento das competências indispensáveis à construção do conhecimento dos seus educandos. Na perspectiva de uma educação de qualidade a qual desejamos e precisamos, o educador é um dos  sujeitos desse processo tão necessário quanto o aluno, de mudanças de ações, criatividade de pensamentos entre outros aspectos importantes para a alfabetização. Sabe-se que o ensino sempre teve como objetivo transmitir conhecimentos com técnicas de aprendizagem de alfabetização, não dando oportunidade para que o próprio aluno possa construir este conhecimento. É neste sentido que a escola para atender essa demanda deve rever suas práticas pedagógicas possibilitando ao aluno aprender a partir da diversidade de materiais didáticos disponíveis que circulam atualmente no processo de ensino/aprendizagem da alfabetização.
O professor como mediador precisa ampliar constantemente seus conhecimentos, criando situações prazerosas e diversificadas que despertem o interesse do aluno, seu aprendizado, sem que este seja imposto ou forçado, mas sim, que seja espontâneo. No processo de alfabetização não basta o professor só criar um ambiente agradável, mas ter competências metodológicas para exercer esse processo. É preciso provocar nos alunos a curiosidade e o desejo de aprender através de práticas pedagógicas inovadoras que facilitem o acesso ao mundo da escrita tornando-o um ser capaz de exercer adequadamente suas funções no meio em que vive e na sociedade.
A prática pedagógica não está pronta e definida. Ela está sempre em reformulação e avaliação, afinal, se adquire praticando, exercitando os trabalhos diariamente em sala de aula com nossos alunos. O educador não pode simplesmente conhecer determinado assunto, precisa ir além, ter práticas pedagógicas em construção constante, ter claro em sua compreensão que ensinar não é transmitir o conhecimento, mas permitir ao aluno que ele próprio o produza. Analisando desse modo o processo de alfabetização, certamente, nós professores conseguiremos nos aproximar da realidade dos nossos alunos.  



Um comentário:

  1. Excelente texto. Aborda o tema alfabetização de maneira objetiva e concisa.

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