sexta-feira, 12 de julho de 2013

PROJETO INTEGRADOR MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO – QUE MARCAS VOCÊ QUER DEIXAR PARA O PLANETA?

1. TÍTULO DO PROJETO

Meio Ambiente e Preservação - Que marcas você quer deixar para o Planeta?

2.    ESCOLA

  • Nome: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa
  • Endereço: Rua André Martinelli, 13
  • Cidade: Engenho Velho/RS
  • Telefone: (54) 3363 – 9611

3.    SÉRIE EM QUE O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO

  • Turma do 5º Ano do Ensino Fundamental

4.    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

  • Língua Portuguesa.
  • Matemática.
·        História.
·        Geografia
·        Mundo Físico e Natural.
·        Informática.

5.    TEMAS ABORDADOS

Meio ambiente e preservação ambiental.

6.    MÍDIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA PARA INTEGRAR

  • Mídia audiovisual: imagens, gráficos, tabelas, mapas, músicas e vídeos.
  • Mídia impressa: livros de literatura infantil, livros didáticos, tipologias textuais e produções textuais.
  • Informática: computadores e internet.

7.    OBJETIVOS

7.1  Objetivo Geral

·         Compreender a importância e a necessidade do debate acerca da questão ambiental, colaborando para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável através de ações de preservação do meio ambiente e de utilização equilibrada dos recursos naturais.

7.2  Objetivos Específicos

·         Compreender a relação sociedade-natureza, assumindo atitudes conscientes e responsáveis de preservação do meio ambiente.
·         Perceber-se parte integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente.
·         Identificar os elementos que fazem parte do ecossistema e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio em que vive.
·         Fazer leituras de imagens e dados de diferentes fontes, interpretando, analisando e relacionando as informações.
·         Desenvolver e utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas.
·         Reconhecer e conceituar paisagem urbana e rural, identificando os elementos naturais e os elementos construídos pelo ser humano dentro de um contexto de transformação destes espaços.
·         Estabelecer as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram no meio rural e no meio urbano, demonstrando atitudes de respeito pelo modo de vida de cada um.
·         Utilizar as diferentes mídias e recursos tecnológicos para construir conhecimentos.
·         Desenvolver procedimentos de pesquisa, análise e organização de dados em gráficos e tabelas.
·         Ler e utilizar textos de diferentes linguagens, observando as características básicas de cada um.
·         Estimular e desenvolver a produção textual de forma oral e escrita, tendo como base os temas trabalhados.
·         Identificar as causas e consequências do processo de migração interna e do êxodo rural, relacionando-os às questões ambientais.
·         Perceber a importância da água para a vida dos seres vivos, adotando atitudes para evitar o seu desperdício e contaminação.
·         Compreender os conceitos de reciclagem e coleta seletiva do lixo, desenvolvendo atitudes de cooperação para reduzir o consumo, reutilizar e reciclar os materiais.
·         Relacionar o problema do desmatamento à destruição da biodiversidade.
·         Identificar os diferentes tipos de poluição, suas causas e consequências, adotando atitudes que ajudam a melhorar a qualidade de vida.
·         Conhecer os elementos que fazem parte do nosso ecossistema e apontar alternativas para reduzir os impactos ambientais sobre o mesmo.
·         Ouvir e reconhecer os sons naturais de diversos habitats com as respectivas espécies componentes.
·         Conhecer a relação existente entre os indígenas e o meio ambiente através de palestra.
·         Sensibilizar a comunidade escolar para desenvolver, por meio de atitudes cotidianas, ações de preservação do meio ambiente.




8     METODOLOGIA

8.1 Português

  • Rodas de conversa sobre o tema proposto.
  • Atividades diárias de leitura e interpretação sobre o tema proposto, utilizando diferentes gêneros textuais em sala de aula e na biblioteca da escola.
  • Produção de frases e textos de gêneros diversos, tendo como base os temas trabalhados.
  • Confecção de cartazes de incentivo à preservação ambiental.

8.2  Matemática

  • Noções de estatística.
  • Construção de tabelas e gráficos
  • Resolução de problemas.

8.3  História

·         Migração interna.
·         Êxodo rural.

8.4  Geografia

  • Leitura de mapas utilizando o Google Maps.
  • Paisagem urbana e rural.
  • Preservação ambiental.

8.5  Mundo Físico e Natural

·         Água.
·         Lixo e reciclagem.
·         Desmatamento.
·         Poluição: do ar, do solo, da água, sonora, visual e radioativa.
·         Ecossistema.

8.6  Artes Visuais

·         Confecção de mural.
·         Criação de desenhos sobre Meio Ambiente.
·         Releitura de obras de Arte.
·         Oficina de criação utilizando materiais reciclados.

8.7  Informática

  • Pesquisas de vídeos, imagens, músicas e textos em sites sobre Meio Ambiente.
  • Digitação e formatação dos textos produzidos em sala de aula.
  • Divulgação das produções (textos, músicas, vídeos e pesquisas) no Blog A E I O U Alfabetizando.

8.8  Música

·         Músicas sobre o tema do projeto.
·         Os sons da natureza.

8.9  Temas Transversais

·         Ética.
·         Pluralidade cultural.

9     RESULTADOS ESPERADOS

Para o sucesso deste projeto espera-se que os alunos possam desenvolver hábitos e atitudes em relação à:

·         Leitura e interpretação de diferentes tipos de gêneros textuais.
·         Produção de textos orais e escritos com ideias coerentes e de forma criativa Autonomia na busca por materiais de pesquisa extraclasse.
  • Compreensão que o ser humano é o maior agente transformador do meio ambiente e, portanto, o principal responsável pela sua degradação.
  • Valorização do meio em que se vive, cuidando e preservando os recursos naturais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Participação ativa e de forma responsável nas atividades propostas para este projeto.
  • Conscientização dos sujeitos da comunidade escolar sobre a separação do lixo e uso consciente da água e da energia.
  • Utilização adequada e crítica das mídias e tecnologias disponíveis na escola na divulgação do projeto e das atividades realizadas.

10  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto acontecerá de forma processual e contínua ao longo do seu desenvolvimento, através de observações e registros. O ponto culminante da avaliação ocorrerá na etapa final, onde serão discutidos as observações e registros feitos em relação a aspectos como:
  • Mudanças de hábitos e atitudes em relação à preservação do meio ambiente.
  • Participação, interesse e responsabilidade durante a realização das atividades propostas.
  • Limites, dificuldades e facilidades em relação ao tema proposto.
  • Pontos positivos e negativos do projeto.

11   FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES

·         Divulgação das produções (textos, músicas, vídeos e pesquisas) no Blog A E I O U Alfabetizando.
  • Pedágio do Meio Ambiente.
  • Ações de arborização e embelezamento do pátio da escola.
  • Visita ao aterro sanitário.
  • Concurso de desenhos.
12  CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MESES

MAIO
JUNHO
JULHO
Levantamento bibliográfico
X


Elaboração do projeto
X


Aplicação do projeto
X
X
X
Socialização das produções
X
X
X
Avaliação
X
X
X

13  REFERÊNCIAS
ALVES, Roseneire; BELLUSCI, Maria Eugênia. A escola é nossa: história, 5º ano. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:

DIAS, Sônia. Água, meio ambiente e vida. [s.ed.] Global, 2004.

FONSECA, Márcia Santos; ANDRADE, Maria Hilda de Paiva; MORAIS, Marta Bouissou. Hoje é dia de Ciências: 5º ano. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

GIL, Ângela; FANIZZI, Sueli. Porta Aberta: ciências, 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA. Coleta Seletiva: você seleciona, nós coletamos, o meio ambiente agradece. Curitiba: [s.ed.], 2006. Disponível em: <http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cors/kit_res_18_gibi.pdf>. Acesso: 20 jun. 2013.

JOANILHO, André Luiz; MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira; VASCONCELOS, José Antonio. Hoje é dia de História, 5º ano. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

RADESPIEL, Maria. Alfabetização Sem Segredos: atividades para o Ensino Fundamental – 3ª Série. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1997, vol. V, junho.

______. Alfabetização sem Segredos: meio ambiente. Contagem, MG: IEMAR, 20014, vol. 1, 2, 3 e 4.
REIS JÚNIOR, Alfredo Morel dos. A formação do professor e a Educação Ambiental. Campinas, SP: [s.ed.], 2003.

TIMBÓ, André. Hoje é dia de Geografia: 5º ano. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

VIDAL, Wanessa Pires Garcia; MARTINEZ, Rogério. A escola é nossa: geografia, 5º ano. São Paulo: Scipione, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário